A oficina Estatística em sala de aula consistia em aborda o assunto Estatística através de uma atividade lúdica e dinâmica, realizada em grupo com os alunos da turma de 3ºano do ensino médio do C.E.Dom Adriano Hipólito.
O objetivo com oficina é o de analisar o que os alunos havia aprendido durante o bimestre sobre o assunto Estatística. A atividade foi separada em dois momentos:
- O primeiro momento os alunos discutiram o que se recordavam sobre Estatística e tudo que os mesmos relataram foi anotado no quadro, em seguida responderam um questionário com cinco perguntas sobre o assunto;
- O segundo momento foi reservado para uma "disputa"; a turma foi separada em grupos de quatros alunos para jogar "MEDVAR" .Um jogo adaptado para Estatística , que utiliza simultaneamente uma medida de posição e uma de dispersão.
Cada grupo ganhou uma tabela para marcar a pontuação dos jogadores e além disso uma tabela com regras e fichas com 30 peças numeradas de 1 à 6. O jogo consiste de cinco rodadas ao final de cada rodada, o jogador que obteve a maior média marca 2 pontos, o
que obteve a segunda maior média marca 1 ponto, o que obteve a menor variância,
3 pontos, o que obteve a segunda menor variância marca 2 pontos e o que obteve
a terceira menor variância, 1 ponto. Quando ocorria empate, cada jogador
recebia a pontuação correspondente. O jogador que errava o cálculo não marca a
pontuação daquela medida. Caso o jogador tiver calculado de maneira errada a
média, automaticamente, ele não marca nenhum ponto, pois a variância também
depende desse valor. Mas se o jogador errar o cálculo da variância, ele poderá
marcar os pontos apenas da média.
Após a realização das cinco rodadas, cada
jogador somou seus pontos e venceu aquele que obteve a maior pontuação.
Segue o link com regras e material necessário para o jogo MEDVAR
Alunos na jogada de MEDVAR |
Enfim com este trabalho foi possível analisar que os alunos corresponderam a atividades com um grande desempenho,alcançando assim a expectativa esperada pelo grupo Pibid-Matemática,além de se divertirem na disputa entre eles ,o principal foi rever o conteúdo Estatística de forma lúdica e dinâmica.Desta forma acreditamos que a proposta-didática da oficina aqui considerada contribuiu de forma positiva na aprendizagem e ensino sobre os conceitos básicos da Estatística.
PIBID-Matemática /Alunos Formandos do C.E.Dom Adriano Hipólito Trabalho realizado com Sucesso!!! |
por Ana Caroline Bolsista Pibid
Nenhum comentário:
Postar um comentário